INTRODUÇÃO
Fé em nosso idioma é um substantivo feminino que dependendo do contexto pode ser concreto ou abstrato. O termo Fé é usual nos contextos:
a) Religioso.
* Ex: A fé move montanhas
b) Fora do contexto religioso.
* Ex: Nós temos fé na justiça.
c) No contexto jurídico.
* Ex: O cartório lavrou uma fé pública.
Na Bíblia, o termo assume definições distintas, dependendo do contexto.
Vejamos algumas definições no Dicionário de Almeida e também Wycliffe.
ALMEIDA
1) Confiança em Deus e em Cristo e na sua Palavra (Mateus 15.28; Mc 11.22-24; Lucas 17.5).
2) Confiança na obra salvadora de Cristo e aceitação dos seus benefícios (Romanos 1.16-17; v.
(CONVERSÃO).
3) A doutrina revelada por Deus (Tt 1.4).
WYCLIFFE
Fé é uma palavra do NT. Ela ocorre apenas duas vezes no AT (Dt 32.20; Hc 2.4). A versão ASV em inglês traduz a primeira referência (heb.’ emun) como “fidelidade”. A versão ASV conserva o termo “fé” no segundo texto (trazendo “fidelidade” na margem, heb. ’emuna), possivelmente por causa da freqüente citação do texto no NT, no qual a idéia é claramente a de fé no sentido ativo Icf. Rm 1.17; Gl 3.11; Hb 10.38). A palavra equivalente no AT é “confiança”. A palavra “confiança” e suas formas correlatas ocorrem mais de 150 vezes no AT, como a tradução de várias palavras hebraicas diferentes. A palavra do NT pistis (veja Arndt) é usada tanto no sentido de fidelidade (Rm 3.3; Gl 5.22; Tt 2.10) quanto de confiança (Mc 11.22; Mt 8.10; Lc 5.20; Rm 3.22,28 etc.). Veja Fidelidade; Amém.
Hoje veremos como quais os principais adjetivos caracterizam a fé em alguns textos bíblicos
1 - FÉ VIVA
Essa fé em Gálatas 5:6 é descrita como a "fé que opera pelo amor", por isso denominada viva. Ela vai além da crença intelectual sobre algo. Ela se manifesta em ações e atitudes chamadas pela Bíblia de boas obras. Em Efésios 2:8-9, o Apóstolo Paulo diz que fomos chamados para viver essa dimensão de fé viva, expressada pelas boas obras que acompanham o salvo.
2 - FÉ MORTA
Em Tiago 2:14-26, ela é descrita como uma fé não operante, ou seja, que não produz frutos(ações) concretas, evidenciadas através das boas obras decorrentes do amor fraterno. Uma fé inoperante e sem evidências concretas é denominada "morta".
3 - FÉ AUTÊNTICA
Em 1° Timóteo 1:5, essa fé é descrita como "fé não fingida". A mesma estrutura se repete em 2° Timóteo 1:5. Trata-se de uma fé baseada em relação sincera e piedosa com o Eterno.
4 - FÉ DÉBIL OU FRACA
Em Mateus 6:30, 8:26 e 14:31 é retratada como "pequena".
Trata-se de uma fé vacilante, que se deixa influenciar por circunstâncias e/ou fatores externos diversos.
5 - FÉ FIRME
No clássico texto de Hebreus 11:1 ela é descrita como "firme fundamento". No verso 2 diz que os antigos obtiveram bom testemunho através dela e no verso 6, a Bíblia diz que sem ela é impossível agradar a Deus. O Apóstolo Paulo fala sobre essa fé em Romanos 4:18-25, e frases como "creu contra a esperança", "não enfraquecendo na fé",
"não duvidou da promessa", "fortificado na fé", dentre outras expressões nesse texto, iluminam nossa compreensão sobre a fé firme.
6 - FÉ SALVADORA
Em Efésios 2:8-9 ela é chamada de dom de Deus e em Romanos 3:23-26, ela é o elemento chave no processo da justificação. A fé salvífica é gerada através da boa semente da palavra de Deus ao ser semeada nos corações, bem como da ação do Espírito Santo, convencendo o pecador da verdade do evangelho e da necessidade de salvação.
CONCLUSÃO
A Bíblia ainda retrata a fé como presente, fruto, escudo, dentre outras definições, porém o mais importante é avaliar como a fé tem atuado em nós. Como temos exercitado a nossa fé. Se é firme ou vacilante, e ao fazermos essa auto-análise buscarmos em Deus o aperfeiçoamento de nossa fé através dos meios que Deus proveu para esse fim, tais como oração, estudo da palavra e santificação.
Que nossa fé em Deus permaneça viva, firme e perseverante, até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fontes complementares:
- 1. Dicionário Bíblico de Almeida
- 2. Dicionário Bíblico Wycliffe
- 3. Bíblia de Almeida versão Corrigida Fiel.
Autor: Dc. Jailson Gomes