Governador sanciona lei que cria parques alagáveis em Santa Catarina

 Iniciativa visa prevenção de desastres e promoção de lazer sustentável.

O modelo tem como inspiração o Parque Via Verde, de Jaraguá do Sul, implantado quando Lunelli foi prefeito - Crédito: Arquivo


O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou uma lei histórica que cria os Parques Barriga Verde, um novo modelo de áreas públicas dedicadas à contenção de cheias, drenagem urbana sustentável e preservação ambiental. A lei é de autoria do deputado estadual Antídio Lunelli, que se inspirou no sucesso do Parque Via Verde, localizado em Jaraguá do Sul, na região Norte do Estado.

O Parque Via Verde, implementado durante o período em que Lunelli foi prefeito da cidade, transformou uma área frequentemente atingida por alagamentos em um espaço multifuncional, que não só contém as águas das chuvas, mas também serve como um ponto de lazer e convivência social para a população. Segundo Lunelli, a ideia é aplicar esse modelo de sucesso em todo o Estado de Santa Catarina, ajudando a mitigar os impactos das enchentes.

"Conseguimos transformar um problema em solução. O Parque Via Verde reduziu os impactos das enchentes e se tornou um espaço seguro e útil para a comunidade. Agora, essa experiência poderá ajudar todo o Estado", afirmou o deputado.

A nova legislação permitirá que municípios catarinenses firmem convênios com a Defesa Civil do Estado para implantar parques semelhantes, oferecendo uma combinação de prevenção de desastres, desenvolvimento urbano sustentável e melhoria na qualidade de vida da população.

Com informações de Diário de Jaraguá

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato