Padre evita dizer nome de bebê durante batismo por intolerância religiosa

 A família de uma criança que foi batizada em uma igreja católica do Leblon, na Zona Sul do Rio, alega que o padre se recusou a dizer o nome da menina alegando ter ligação com um culto religioso.

A família da menina Yaminah conta que o batizado foi um momento muito planejado e aguardado pela família: todos do lado paterno foram batizados nessa igreja.

Os pais da criança, David Fernandes e Marcelle Turan, dizem que enviaram todos os documentos necessários e fizeram o curso de padrinhos. Segundo eles, foi minutos antes da cerimônia que o padre manifestou sua insatisfação.

“O padre chamou a minha sogra antes de começar o batismo e falou que ele não falaria o nome da nossa filha porque não era um nome cristão. A gente foi conversar na sacristia com ele e ele falou que o nome dela estava ligado a um culto religioso e que por isso não falaria o nome dela”, conta a mãe.

A mãe relata que, então, ele disse que falaria Maria e o nome da criança, mas os pais não quiseram essa opção.

Durante a cerimônia, a família conta que ele se referia como “a criança”.

Imagem: Print Instagram


Ele falava ‘a criança’, ‘a filha de vocês. Ele não falava o nome dela de jeito nenhum. E no momento mais importante, que é quando você joga água na cabeça, você fala ‘eu te batizo, o nome da criança’, ele não falou”, relata.

Um vídeo, gravado por uma tia, mostra que ela chegou a pedir que o padre falasse o nome de Yaminah. Ele, então, responde que já tinha falado.

A família conta que a escolha do nome tem um significado importante para a família.

Mas, afinal, qual é a origem da palavra? "Yaminah" vem do árabe e é derivada de "Yameen" (يمين), que significa "direita" ou "lado direito" — aquele usado em juramentos ou votos solenes. Tradicionalmente, na cultura do Oriente Médio, isso é um símbolo de bênção, boa sorte e força. O sufixo feminino -ah (ـة) transforma em Yamīnah = “aquela que é abençoada / afortunada".

Créditos: Folha do Pará
Vídeo: GloboPlay

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato